terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dia 24 de Agosto, Dia da Infância



Tem dias que todo mundo quer ser criança. Brincar, pular, correr, se divertir sem ter hora para acabar, sem se preocupar com o amanhã, afinal o que importa é ser feliz. Mas ser criança também é ter direitos e deveres, é poder desfrutar de uma infância saudável, um lar, uma família, uma educação de qualidade e ainda poder sonhar com um futuro melhor.
Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, em 1989, a Convenção sobre os Direitos da Criança que serviu de base para a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, no Brasil. O ECA é a legitimação da maturidade social, que trouxe para a população a importância de se respeitar e garantir o pleno desenvolvimento infanto-juvenil. E para atestar a importância dessa parcela significativa da sociedade, às crianças, comemora-se nessa terça-feira, 24, o Dia da Infância.
Saiba mais sobre a declaração dos direitos da criança.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dia 06 de Agosto – Dia do Padroeiro de Palhoça, Senhor Bom Jesus de Nazaré


No dia 31 de julho, Palhoça festejou os seus 217 anos de fundação e, no dia 06 de agosto, festejará os 138 anos da Festa do Padroeiro do Município, Senhor Bom Jesus de Nazaré. A festa do padroeiro é uma tradicional e histórica manifestação de fé do povo que se alegra com o seu patrono: Jesus de Nazaré.

Palhoça foi criada em 1793, no caminho da estrada que ligava Lages ao Desterro, para proteger a capital de possíveis invasões. Seu topônimo provém de telhado de palha, tipo de cobertura então muito comum nas casas do primitivo lugarejo. Sua elevação à categoria de Município verificou-se em 24 de abril de 1894, mediante decreto do então interventor barriga-verde, coronel Antônio Moreira César. No início, a localidade dispunha de várias indústrias pesqueiras e oleiras. A primeira capela só começou a ser construída em 10 de janeiro de 1868, sob a invocação do Senhor Bom Jesus de Nazaré, no local hoje conhecido como Passa Vinte, para atender à população que crescia. A paróquia criada por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, em três de maio de 1921, foi confiada aos padres franciscanos. Seu primeiro pároco diocesano foi o Pe. Ertesto Pretti, nomeado em 12 de fevereiro de 1956. No dia 22 de maio de 1988, Pe. Alvino Milani celebrou a derradeira Missa na velha Igreja Matriz, que foi demolida, para dar lugar a um novo e amplo templo.

Saiba Mais!

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic